Design e Gestão de Negócios

O profissional formado tem habilidades empreendedoras para lidar com desafios pessoais, empresariais e sociais, buscando soluções inovadoras

Modalidade:

EAD

Duração:

3 Semestres

Área:

Design

Horários: SEG E QUA, das 19h00 às 22h40

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos

Por que fazer esse curso?

O curso de Pós-graduação em Design e Gestão de Negócios, com foco na Administração de Negócios e Projetos, auxiliará empreendedores e profissionais a desenvolver um negócio ou projeto a partir da passagem pelas principais fases da ideia à realização e do contato com ferramentas de gestão de startups e de inovação. O profissional formado pelo curso será capaz de atuar com atitude empreendedora, frente aos problemas e necessidades de seu tempo, no contexto pessoal, empresarial (novos negócios e startups), social e ambiental.
Por meio do aprofundamento e da aplicação dos conceitos, visitas a empresas, competição entre startups e rodada de negócios com investidores, o aluno estará apto a planejar, elaborar e desenvolver projetos para atuação em intraempreendedorismo, startups, negócios sociais ou novos negócios, rompendo paradigmas para a viabilidade e a realização de projetos com inovação, no formato maker.
O trabalho de conclusão de curso será a apresentação de uma startup ou projeto social, artístico cultural ou empresarial em uma competição de negócios para uma banca. O projeto vencedor da competição receberá um ano de incubação no Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Belas Artes.

Disciplinas

A partir das metodologias Lean Startup e Agile desenvolver ideias para criação, validação e estruturação de negócios e projetos.
Analisar viabilidade e aplicação de soluções, a partir da empatia, identificação de personas e do contato com potenciais clientes, aplicando a metodologia de Design Thinking e da Experiência do Usuário.
Conhecer os fundamentos de Estratégia e de Marketing para aplicação em projetos e negócios e desenvolver a capacidade de analisar o mercado e concorrência. Entender a dinâmica do mercado que pretende atuar e conhecer processos de análise de mercado e concorrência para aplicação em negócio próprio ou em organizações.
Aprofundar os fundamentos da inovação e identificar possibilidades para inovar. Adquirir conhecimento para desenvolver cultura de inovação em pdotusos e processos para estabelecer vantagens competitivas e sobreviver no mercado.
Analisar dados para identificar padrões, oportunidades de melhorias de processos, necessidades e satisfação de clientes, utilizando DataScience, Machine Learning, BigData, Growth Hacking. Definir indicadores de resultados para mensuração de retorno sobre investimentos.
Conhecer e iniciar o processo de Planejamento de Marketing e Produtos / Serviços, Contrução de Marca, Marketing e Vendas, Gestão de Marketing, envolvendo os diversos stakeholders e Relacionamento com Clientes em negócios e projetos.
Gerenciar as finanças e mensurar projetos, entender a composição de preço, com base em custos de produção e mercado, para atingir ponto de equilíbrio e uso adequado do capital de giro – reserva de recursos para suprir as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo (estoques, contas a receber, caixa, bancos).
Desenvolver habilidades para o processo de gestão empresarial para escalabilizar projetos, negócios, produtos ou serviços, por meio de recursos, investimentos, cultura organizacional e otimização de processo e envolvimento da comunidade.
Introdução ao modelo de negócio para identificar possibilidades de atuação. Conhecer e analisar modelos de negócios – inclusive seu Modelo de Negócios Pessoal – para auxiliar na criação de projetos e empreender em negócio próprio, projeto artístico, social ou na empresa em que trabalha.
Conhecer os pontos-chave para mensurar um projeto, negócio ou processo e buscar investimentos, adquirir noção de tipos de investimentos disponíveis para desenvolver um projeto e romper paradigmas para a viabilidade e a realização de projetos com inovação. Desenvolver um pitch para apresentar uma ideia, projeto ou negócio.
A partir de autoconhecimento e do trabalho em equipe, desenvolver competências de atitude empreendedora, liderança e gestão no desenvolvimento de projetos e negócios, para atrair talentos e desenvolver equipes e departamentos de respostas ágeis e bem-sucedidos.
Trazer uma nova e ampla visão sobre as tendências organizacionais e tecnológicas essenciais, que podem ser aplicadas nas startups, empresas de médio porte e nas grandes organizações. Apresentar alguns desafios que as empresas, executivos e empreendedores em cargos de liderança terão de enfrentar, com o avanço das novas tecnologias.
Introdução a negócios e relações internacionais para internacionalização de empresas. Conhecimentos comerciais, técnicos, administrativos e fiscais inerentes às operações de importação e exportação, incentivo às exportações. Política e Variação Cambial. Seguros e Transportes internacionais. Globalização e Desglobalização.
Estimular a geração de ideias e conhecer metodologias para desenvolver ideias, analisá-las e transformá-las em oportunidade de negócios. Utilizar metodologias práticas para prototipagem, testes e desenvolvimento de produtos, serviços e projetos.
Fomentar a aplicação de conteúdos interdisciplinares com o propósito de oferecer bases teóricas e práticas para a elaboração de projetos acadêmicos (Projeto de Pesquisa e Projeto Final) com aplicação imediata nas comunidades científicas e/ou nos eixos da sociedade civil, no terceiro setor, empresas, novos negócios e mercado. A disciplina, 100% online, estimula uma visão crítica e criativa da realidade e integra diferentes campos do conhecimento, proporcionando possíveis soluções inovadoras e eficazes, atendendo as demandas complexas e dinâmicas do mundo contemporâneo.
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Carga horária:

400 Horas

Coordenador do Curso

PROF. MS. DARIO DE BARROS VEDANA

Doutorando em administração pela FGV, mestre em Comunicação com foco em Tecnologias Digitais e Educação (2015) e graduação em Jornalismo (2005), ambos pela Faculdade Cásper Líbero, com pós-graduação em Gestão de Marketing – CMM Certificate in Marketing Management (2009), pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e especialização em E-commerce (2014), pela Faculdade de Tecnologia Impacta. Atualmente, é Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Belas Artes, Professor de Empreendedorismo e Inovação nos Cursos de Graduação, Orientador de Projetos de Conclusão de Curso de Pós-graduação no Centro Universitário Belas Artes e Fundador da Inovando Mais Soluções de Marketing e Educação. É pesquisador nos temas de Empreendedorismo, Marketing, Comunicação e Educação Online. Tem experiência e atuação profissional de mais de mais de 15 anos nas áreas de Marketing e Gestão de Marcas, Design de Negócios e Treinamento e Comunicação Digital, em empresas, como: Unibanco, FSB Comunicações e Bristol Myers-Squibb. Atua no Desenvolvimento de Startups e em Mentoria de Empreendedores, desde 2009. É autor, professor e palestrante convidado para treinamentos corporativos e cursos livres, com foco em Empreendedorismo, Inovação, Design, Marketing e Liderança para empresas e instituições de ensino. É criador das metodologias Creative Journey para desenvolvimento pessoal e profissional e Curva de Aprendizagem Empreendedora por estágios de projeto para desenvolvimento de ideias, startups e negócios.

Professores do curso

PROF. MS. CLAITON SANTIN
Prof. Me. Gabriel Lahóz
PROFA. MS. DANIELA SENADOR
PROF. MS. DARIO DE BARROS VEDANA
Prof. Dr. Pedro Teberga
PROF. MS. GABRIEL BUENO LAHÓZ MOYA
PROF. MS. OTÁVIO LIMA
Prof. Ms. Gabriel Abraão
Prof. Esp. José Roberto
Profa. Ma. Alice Sosnowski
Prof. Dr. Samy Mesnik
Profa. Ma. Juliana Pirani
Prof. Dr. Reynaldo Cunha

Transforme Seu Futuro com a R7 + Belas Artes

Descubra um mundo onde sua criatividade não conhece limites. Os cursos de pós-graduação da Belas Artes são projetados para libertar seu potencial e equipá-lo com tudo que você precisa para brilhar em sua carreira. Com um currículo inovador, infraestrutura de ponta e uma comunidade vibrante de criativos, você está pronto para fazer a diferença.

Valor do curso de R$18.555,08 *
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 546,66*R$ 19.680,03*
B30R$ 646,97*R$ 19.409,21*
C24R$ 752,29*R$ 18.055,08*
D18R$ 1.003,06*R$ 18.055,08*
EÀ vistaR$ 15.346,81*R$ 15.346,81*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2025 (sujeito a alteração)