Design Emocional

Prepare-se para desenvolver designs estratégicos, atuar na criação de produtos e serviços que estejam conectado ao emocional do público-alvo

Modalidade:

EAD

Duração:

3 Semestres

Área:

Design

Horários: SEG e QUA, DAS 8h30 às 12h10

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos

Por que fazer esse curso?

A Pós-Graduação em Design Emocional prepara profissionais para atuação na idealização, desenvolvimento e criação de produtos e serviços cujo design esteja conectado ao emocional do público-alvo.
A especialização é ideal para profissionais da área de Design e Gestão que pretendem conhecer novas metodologias e aplicá-las em seu trabalho criativo e estratégico.
O especialista formado na Belas Artes poderá atuar com desenvolvimento de projetos de design estratégico, com foco na visão projetual e na análise comportamental do público-alvo.

A quem se destina

A Pós em Design Emocional está voltada para profissionais de Design, Comunicação e Psicologia. No entanto, também pode abarcar profissionais de outras áreas interessados em estudar e compreender as dinâmicas do design emocional.

Disciplinas

Antropologia: conceito e teorias. As emoções numa perspectiva antropológica. Antropologia e consumo.
Biodesign: conceitos. A biomética. Materiais renováveis e o Design. Design e sustentabilidade. A estrutura de biomontagem. Biodesign e o futuro.
Teorias sobre criatividade e inovação. O processo criativo. O potencial, a materialidade e a imaginação criativa. Barreiras à manifestação criativa no ambiente de trabalho. Estratégia de gestão da criatividade e da inovação. O desenvolvimento da criatividade em diferentes linguagens e suportes. Técnicas para estimular a criatividade. Inovação: conceitos e principais modelos. Criatividade e inovação em design.
Design de espaços e acessibilidade – Projetos, os espaços públicos e edificações, a acessibilidade emocional, o projeto e suas leituras, as emoções e impressões obtidas do espaço acessível e seus sinais e indicações aos usuários segundo a perspectiva do desenho universal, o projeto e as ferramentas disponíveis, a construção social da inclusão e acolhimento por meio do projeto com empatia e solidariedade.
Design de interiores e saúde. Design: trabalho e lazer. Projetos de espaços saudáveis. Design e ambientes terapêuticos.
Conceitos de design de interface de usuário, User eXperience (UX) e usabilidade. Prototipação. A experiência do usuário: elementos.
Surgimento do Design no século XIX. Arte Moderna. Arte e Design. A Bauhaus e a Vkhutemas. A arte contemporânea.
Sociologia do Design. Comunicação e Informação. Design e tecnologia contemporânea: a ética na contemporaneidade.
Aborda conceitos de usabilidade e design centrado no usuário/humano na concepção de marcas e produtos.
Aborda conceitos de usabilidade e design centrado no usuário/humano na concepção de serviços.
Metodologia do Design: design thinking. Conceito de função, produto e valor. Desenvolvimento projeto experimental.
A disciplina aborda aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, definição de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Conceito de estratégia; histórico; planejamento estratégico; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; formas de implementação e indicadores de desempenho.
Introdução à psicologia do Design. Antropologia da comunicação visual. Psicologia da Gestalt. Tendência dos registros lacanianos: real, imaginário e simbólico no Design.
Como conhecer o seu usuário. Usabilidade e Prototipação rápida. Elementos de interface do usuário. Linguagem do UX, lidando com o cliente e copyright Monitoração, Mensuração e Teste.
Fomentar a aplicação de conteúdos interdisciplinares com o propósito de oferecer bases teóricas e práticas para a elaboração de projetos acadêmicos (Projeto de Pesquisa e Projeto Final) com aplicação imediata nas comunidades científicas e/ou nos eixos da sociedade civil, no terceiro setor, empresas, novos negócios e mercado. A disciplina, 100% online, estimula uma visão crítica e criativa da realidade e integra diferentes campos do conhecimento, proporcionando possíveis soluções inovadoras e eficazes, atendendo as demandas complexas e dinâmicas do mundo contemporâneo.
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Carga horária:

400 Horas

Coordenador do Curso

PROF. DR. RONALDO MATHIAS

Doutor em Ciências da Comunicação, com mestrado na área Gestão Estratégica das Organizações, Ronaldo Mathias é formado em Direito e atua como Diretor da Graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Coordenador dos cursos de Pós-Graduação Criação Publicitária, História da Arte, Publicidade e Negócios, Produção Cultural, Design Emocional, Arte-Educação e Comunicação e Retórica, além de ministrar aulas nos cursos de Artes e Comunicação da Instituição. É também autor dos livros Antropologia e Arte (2014), Antropologia Visual (2016), Antropologia Cultural (2018), História da Arte (2024).

Professores do curso

PROF. MA. ANA CRISTINA ALMEIDA
Prof. DR. DIOGO CALAZANS
PROF. DR. EDSON VIANA
PROF. ME. EDUARDO YAMAMOTO
PROF. DR. FELIPE GUIMARÃES FLEURY DE OLIVEIRA
PROF. ME. GLAUCUS CIANCIARDI
PROF. DRA. JÔ SOUZA
PROF. ME. JUAN DROGUETTI
PROF. DR. RONALDO MATHIAS
PROF. DRA. SANDRA CHRISTINA LABATE TUCCI
PROF.DRA. SUELI GARCIA

Transforme Seu Futuro com a R7 + Belas Artes

Descubra um mundo onde sua criatividade não conhece limites. Os cursos de pós-graduação da Belas Artes são projetados para libertar seu potencial e equipá-lo com tudo que você precisa para brilhar em sua carreira. Com um currículo inovador, infraestrutura de ponta e uma comunidade vibrante de criativos, você está pronto para fazer a diferença.

Valor do curso R$18.908,51*
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 557,36*R$ 20.065,27*
B30R$ 659,63*R$ 19.789,14*
C24R$ 767,02*R$ 18.408,51*
D18R$ 1.022,69*R$ 18.408,51*
EÀ vistaR$ 15.647,23*R$ 15.647,23*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2025 (sujeito a alteração)