História da Arte – Teoria e Crítica

Focado na pesquisa teórica, visual e estética da arte, o curso apresenta um vasto repertório, formação ampla e conceitual das Artes Visuais

Modalidade:

Presencial

Campus:

São Paulo - Paraíso

Duração:

3 Semestres

Área:

Artes

Horários: SEG E QUA, das 19h00 às 22h40*

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos

Por que fazer esse curso?

O curso de História da Arte apresenta um vasto repertório teórico e conceitual do campo das Artes Visuais, não se detendo a escolas ou linguagens especificamente. Sua importância está em oferecer aos interessados uma gramática visual e poética sobre o fazer artístico, capacitando o estudioso em artes a compreender, refletir e atuar no campo das artes.
O foco do curso é a pesquisa teórica, visual e estética sobre a arte. O Curso destina-se a formados na área de Artes, Comunicação, Design e Educação, bem como a todos os profissionais interessados em ampliar, consolidar e articular conhecimentos e práticas artísticas numa perspectiva crítica e propositiva.
A História da Arte apresenta-se como um campo de estudo e reflexão de grande importância nos dias atuais e nossa proposta contempla uma formação ampla em disciplinas tanto tradicionais como contemporâneas fortalecendo um conhecimento poético, teórico e mercadológico do objeto artístico.

Disciplinas

Arte e cultura ameríndia. Povos e produção ameríndia. Arte e agência. Perspectivismo ameríndio. Linguagens da arte ameríndia: contexto e relação.
Análise das relações entre Arte e Política na metade do Século XVIII e Século XIX: Neoclassicismo, Iluminismo e Revolução Francesa. Romantismo e realismo e o distanciamento do clássico. Os gêneros clássicos da história da arte: dos gregos ao impressionismo. A pintura e a escultura clássica.
Estudo sobre arte e poética. Processos e metodologia da criação e produção artística. Fundamentos e panorama da arte contemporânea. Processos e práticas de construção artística relacionados aos momentos e localidades específicos da arte hoje.
Estudo sobre arte em perspectiva antropológica. Arte e cultura no Ocidente. Os sentidos da cultura. Arte e prática cultural. A crítica do conceito de cultura. As aproximações e distanciamentos entre arte e cultura. Arte e reprodutibilidade. Arte e decolonialidade. Estudos Culturais.
O valor da obra de arte. O mercado de arte e suas instituições. A precificação da obra. Arte e marketing.
Projeto moderno e características da modernidade. As características sociais da modernidade. A crise do Sujeito e da representação. Os tipos de soluções formais típicos do modernismo e das vanguardas. Os diferentes campos artísticos e movimentos. As diferenças e semelhanças entre modernismo e pós-modernismo.
Arte africana e arte europeia. Cultura africana e sua produção artística. Arte africana tradicional. Arte africana popular. Arte africana contemporânea. Arte afro-brasileira.
Arte latino-americana: conceitos e conflitos. Arte latino-americana no século XIX. A Modernidade e o fim do academicismo. A obra de Rivera, Orozco e Siqueiros: o muralismo mexicano. Universos Particulares e Mitos Manifestos: o surrealismo na América Latina. O construtivismo e as poéticas do movimento na América Latina. O lugar da arte latino-americana na arte contemporânea .
Arte urbana e arte pública. Espaço público e arte. Novos espaços para se pensar a arte. intervenções artísticas e site-specifics. Arte no espaço público, arte como espaço público e arte de interesse público.
Compreensão dos diferentes aspectos da produção artística em novas mídias partindo de estudos sobre a imagem técnica e reprodutível até as mídias digitais contemporâneas; para tal, apresenta e analisa a produção de artistas e teóricos relevantes.
Museu e memória. História dos museus. Estudos práticos teóricos sobre atuações profissionais do artista visual. Atividade do curador. Curadoria e arte. Design de exposição.
Fundamentos da Filosofia e da Estética. O pensamento, a linguagem e a arte. Mímesis e a crise da representação. O belo, o idealismo e o gênio criador.
Performance: linguagem e história. A performance no campo expandido. Criação interdisciplinar em performance: vídeo-performance, foto-performance e performance-instalação. História da arte e performance. O corpo como espaço de articulação de processos biológicos e culturais. Diálogo poético com artistas reconhecidos da linguagem da performance.
Forma e expressão. Caracterização e expressão nos planos bi e tridimensional. Materiais e técnicas expressivas. Pensamento visual e espacial.
Fundamentos, características, histórico da Crítica de Arte, sua relação com a cultura e imprensa moderna. Crítica de arte como ferramenta da crítica da cultura moderna. Crise da crítica da arte e cultura contemporânea. Produção da crítica contemporânea nas perspectivas das novas teorias e abordagens da Teoria da Arte. Jornalismo cultural e a construção da Esfera Pública: gêneros e espaços de discussão.
Fomentar a aplicação de conteúdos interdisciplinares com o propósito de oferecer bases teóricas e práticas para a elaboração de projetos acadêmicos (Projeto de Pesquisa e Projeto Final) com aplicação imediata nas comunidades científicas e/ou nos eixos da sociedade civil, no terceiro setor, empresas, novos negócios e mercado. A disciplina, 100% online, estimula uma visão crítica e criativa da realidade e integra diferentes campos do conhecimento, proporcionando possíveis soluções inovadoras e eficazes, atendendo as demandas complexas e dinâmicas do mundo contemporâneo.
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Carga horária:

400 Horas

Coordenador do Curso

PROF. DR. RONALDO MATHIAS

Doutor em Ciências da Comunicação, com mestrado na área Gestão Estratégica das Organizações, Ronaldo Mathias é formado em Direito e atua como Diretor da Graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Coordenador dos cursos de Pós-Graduação Criação Publicitária, História da Arte, Publicidade e Negócios, Produção Cultural, Design Emocional, Arte-Educação e Comunicação e Retórica, além de ministrar aulas nos cursos de Artes e Comunicação da Instituição. É também autor dos livros Antropologia e Arte (2014), Antropologia Visual (2016), Antropologia Cultural (2018), História da Arte (2024).

Professores do curso

PROF. DR RONALDO MATHIAS
PROFA. DRA. MARILÚCIA BOTTALLO
PROF. DR. ROBERTO BERTANI
PROF. DRA. MARIANE SALUM
PROF. DR. RAFAEL VOGT
PROF. ME. PEDRO NERY
PROF. DR. CLAUDINEI CASSIO DE REZENDE
PROF.DRA. THAIS GRACIOTTI
Prof. Dr. Pedro Machado Mastrobuono

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Valor do curso R$38.189,50*
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 1.141,15*R$ 41.081,55*
B30R$ 1.350,54*R$ 40.516,21*
C24R$ 1.570,39*R$ 37.689,50*
D18R$ 2.093,86*R$ 37.689,50*
EÀ vistaR$ 32.036,07*R$ 32.036,07*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2025 (sujeito a alteração)