Processos Artísticos Contemporâneos

Investigue processos artísticos, da artesania às mídias digitais, e amplie sua visão sobre criação contemporânea

Modalidade:

Presencial

Campus:

São Paulo - Vila Mariana

Duração:

3 Semestres

Área:

Artes

Horários: Seg e Qua, das 19h00 às 22h40

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos

Por que fazer esse curso?

O curso de pós-graduação em processos artísticos contemporâneos propõe o aprofundamento teórico e formas de análise relacionadas à área de pesquisa artística baseado na prática em arte contemporânea.
Concentra-se na investigação de produções em Artes Visuais, considerando a inter-relação entre prática e teoria, os diferentes modos e contextos de criação, a reflexão crítica e a instauração de processos artísticos contemporâneos. Com foco nas poéticas e no desenvolvimento de pesquisas tanto teóricas como experimentais de processos artísticos que envolvam desde os suportes e técnicas tradicionais às mais transdisciplinares.

Objetivos do curso

O curso tem como objetivo a formação de pesquisadores e a qualificação de pessoal para atuar na área de Artes Visuais e seu ensino, com capacidade para planejar e executar atividades relacionadas à pesquisa e extensão, com abertura para a interdisciplinaridade e a transversalidade do conhecimento.
Dotar os investigadores de instrumentos metodológicos para o conhecimento, a interpretação e a avaliação dos processos de criação, permitindo entender a complexidade da área que advém do caráter geral dos sistemas e das especificidades dos objetos artísticos, literários, culturais e mediáticos.
Pensar a criação de maneira geral por meio das singularidades de cada processo e de suas interconexões.
Compreender universos desde a artesania até as mídias digitais como suporte e ferramenta de criação e disseminação dos processos de criação. Incentivar a imersão de artistas no universo da investigação sobre processos de criação

A quem se destina

Artistas visuais do mercado e recém-formados, pesquisadores, ou pessoas graduadas em outras áreas do conhecimento, que desejam conhecer e aprofundar suas pesquisas, assim como aprimorar sua produção em arte contemporânea.

Disciplinas

Esta disciplina desenvolve a experimentação artística para explorar e problematizar a pós-natureza como uma estrutura para a criação contemporânea, a partir de uma abordagem multidisciplinar em questões como ecologia, coexistência, multiespécies, política, paisagem e territórios.
Pesquisa cartográfica sobre os caminhos e territórios no processo de criação de cada aluno. A disciplina Laboratório tem como proposta discutir coletivamente as práticas individuais no campo da arte contemporânea. As dinâmicas que consistem na articulação de apresentações individuais de pesquisas dos participantes, com proposições lançadas através de conversas dedicadas à análise e apresentação de referências relativas ao trabalho dos alunos artistas
Lida com a mediação da memória – tanto pessoal quanto coletiva – para imaginar diferentes abordagens artísticas para noções de passado, presente e futuro da história. Mais do que criar um arquivo de materiais, trata-se sobre fornecer uma estrutura acumulativa para práticas e metodologias criativas de arquivamento como espaços de construção social e que visam desconstruir e interrogar estruturas de poder. Disparados por práticas de memória imaginativas e formas de preservação e resistência como um método de pesquisa artística, os alunos serão instigados a questionar: Como podemos escavar arquivos, restaurar memórias e polinizar nosso futuro com imagens, palavras e poéticas imaginativas?
Tomando o movimento do ziguezaguear como conceito metodológico, a disciplina propõe relações entre conceitos teóricos e referências artísticas para ampliar repertório, aprofundar a pesquisa e a prática no processo de criação de cada aluno. A disciplina Laboratório tem como proposta discutir coletivamente as práticas individuais no campo da arte contemporânea. As dinâmicas consistem na articulação de apresentações individuais de pesquisas dos participantes, com proposições lançadas através de conversas dedicadas à análise e apresentação de referências relativas ao trabalho dos alunos.
O texto e a palavra como linguagem na arte contemporânea. A apropriação como lugar de criação, o texto como processo artístico e como elemento na arte, o jogo entre o real e o ficcional.
Corpo, dança e performance. O objetivo é aprofundar, trocar e questionar perspectivas sobre o corpo como mediador e lugar de atravessamentos em diferentes contextos da arte contemporânea. Explora práticas que envolvem corpos à exploração de contextos não verbais, espaciais e sociais de experiência individual e coletiva.
Conceitos de ancestralidade, identidades culturais e artesania, numa abordagem antropológica-prática, a disciplina alia o teórico à materialidade em uma abordagem relacional e ecológica, conforme proposto por pensadores como Tim Ingold. A disciplina tem como proposta reconectar arte e artesanato em um ambiente contemporâneo.
Esta disciplina aborda a conhecimentos históricos, mas também a percepção da arte como uma ferramenta para a mudança social. Lida com complexidade e a distribuição desigual dos poderes em jogo na contemporaneidade. A produção cultural material e imaterial praticada nas lutas anticoloniais, de gênero, de migração, antifascistas, antirracistas e antigentrificação. De que maneiras e formas podemos traduzir a tensão entre uma história social dos sentidos e uma história sensorial do social?
Em uma abordagem conceitual a disciplina propõe a composição de práticas em diferentes linguagens da arte contemporânea estimulando o processo de criação individual, baseada em processos que incentivam a experimentação, a tomada de riscos e a exploração de ideias inovadoras e ousadas.
Instalação, site-specific, deslocamento. Visa impulsionar a reflexão e o desenvolvimento de uma prática artística reconsiderando os conceitos de “espaço” em um mundo que está se transformando drasticamente sob os efeitos da globalização e de expandir o escopo das práticas artísticas no contexto social. A disciplina explora o pensamento crítico sobre a relação do artista com o (não) espaço/lugar, o deslocamento como processo de criação, até o cubo branco, o site-specific e a instalação.
Mídias digitais. Visa abrir e cultivar um espaço transdisciplinar entre vídeo arte, arte sonora, e a inteligência artificial. Abrange estratégias como autoria compartilhada, e a ideia ressonância como potencialidade para a criação de mundos na arte.
As relações entre a curadoria e o processo artístico. A configuração contemporânea do sistema da arte desde os espaços institucionais até os independentes.
Organização e elaboração de projetos para exposições e editais. Desenvolvimento de portfólio.
Tem como objetivo refletir os pontos cegos que cada pesquisa contém, tomando a incerteza, como uma atitude de pesquisa, questionando as performances normativas sobre a realidade atual, estimulando o uso da imaginação para questionamentos e experimentos. Trata-se de uma metodologia sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A disciplina Laboratório tem como proposta discutir coletivamente as práticas individuais no campo da arte contemporânea. As dinâmicas que consistem na articulação de apresentações individuais de pesquisas dos participantes, com proposições lançadas através de conversas dedicadas à análise e apresentação de referências relativas ao trabalho dos alunos artistas
Fomentar a aplicação de conteúdos interdisciplinares com o propósito de oferecer bases teóricas e práticas para a elaboração de projetos acadêmicos (Projeto de Pesquisa e Projeto Final) com aplicação imediata nas comunidades científicas e/ou nos eixos da sociedade civil, no terceiro setor, empresas, novos negócios e mercado. A disciplina, 100% online, estimula uma visão crítica e criativa da realidade e integra diferentes campos do conhecimento, proporcionando possíveis soluções inovadoras e eficazes, atendendo as demandas complexas e dinâmicas do mundo contemporâneo.
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Carga horária:

400 Horas

Coordenadora do curso

PROFA. DRA. THAIS GRACIOTTI

Artista Visual. Professora e pesquisadora no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo nos núcleos de Artes Visuais, Licenciatura em Artes e Design. Formada em Artes Plásticas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade (PUC-SP), Doutora em Arte e Cultura Contemporânea (UERJ-RJ). Foi bolsista da Capes/194 – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior/ PDSE – Edital n 19/2016/ PDSE2016/ Processo n{88881.133699/2016-01}, desenvolvida na Universidade do Porto – FBAUP (Porto, Portugal), – março a junho de 2017. Seu trabalho como artista visual se desenvolve a partir de pesquisas sobre deslocamento, paisagem e matérias em mutação. Desde 2016, explora o vidro num diálogo entre paisagem e gesto, material e imaterial, e espaço-tempo.

Professores do curso

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Valor do curso R$21.822,15*
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 645,58*R$ 23.241,14*
B30R$ 764,04*R$ 22.921,31*
C24R$ 888,42*R$ 21.322,15*
D18R$ 1.184,56*R$ 21.322,15*
EÀ vistaR$ 18.123,83*R$ 18.123,83*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2025 (sujeito a alteração)