Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo

A Pós-graduação em Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo proporciona formação para práticas culturais contemporâneas de entretenimento

Modalidade:

EAD

Campus:

São Paulo - Vila Mariana

Duração:

3 Semestres

Área:

Artes

Horários: SEG E QUA, das 19h00 às 22h40

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos

Por que fazer esse curso?

A pós-graduação em Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo propõe uma formação sólida e diversificada em produção cultural e curadoria de conteúdo visando alcançar as práticas culturais contemporâneas de entretenimento e consumo, em espaços reais e virtuais. Estabelece como marco teórico prático uma formação em arte e cultura bem como em produção e negócios tendo como fundamento reflexão e prática.
Busca instigar os alunos a desenvolver novos formatos de produção cultural e curadoria de conteúdos atendendo a uma procura cada vez maior por negócios digitais em arte e cultura, estando alinhada à criatividade de formatos e ineditismo de conteúdos.
A área de Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo está larga expansão a partir das demandas da Economia Criativa. O profissional será capacitado a produzir conteúdo e negócios, eventos e assessoria para marcas e personalidades em geral. Além disso será capacitado a construir, elaborar e avaliar projetos e conteúdos culturais em contextos dinâmicos e de alta complexidade. Para isso, valerá de informações e conhecimento de áreas como antropologia, legislação, comunicação e arte.

Disciplinas

Arte hoje. Arte Ocidental e não ocidental. Patrimônio Cultural material e imaterial. Tombamento, registro e preservação de bens patrimoniais.
Comunicação integrada e formatos de AI. Plano de Assessoria e avaliação. Atendimento a demandas de veículos jornalísticos e relação com os agentes da imprensa. Técnicas jornalísticas aplicadas à comunicação das organizações.
Comportamento do consumidor na área de marketing. Segmentação de mercado. Fatores de influência do comportamento. Os fatores que influenciam o comportamento do consumidor. O processo de decisão de compra e a Jornada de Compra. Variáveis do comportamento do consumidor: satisfação, intenção, inovação, crença e atitude.
Conteúdo e informação. Perfil das redes sociais. Entretenimento e informação. Calendário editorial: estruturação, perfil e montagem.
Criação visual: características e fundamentos. Representação gráfica dos objetos de multimídia de base: texto, som, imagem, vídeo. Produção de mídia para a internet
Conceito de cultura. Etnografia: características. Pesquisa de cultura on line. Coleta e análise de dados.
O conceito de Eventos e compreensão de seus elementos básicos. Estudos sobre a produção e montagem de eventos culturais. Tipos de eventos e suas características.
Criatividade e arte. Estruturação e gestão de carreira artística. Projetos Criativos e etnografia. Produção de conteúdo para projetos de arte e cultura. equipes multidisciplinares, flexíveis e proativas.
Conceitos básicos da linguagem e das estruturas gráficas. Desenvolvimento do raciocínio visual. Representação de imagens digitais. Fundamentos da Imagem Gráfica e Digital. Técnicas de Realce de Imagens
Estudo e aplicação de ferramentas de marketing cultural para divulgação e interface com o mercado de bens culturais. Fontes de financiamento de projetos culturais. Tendências atuais do marketing cultural.
O valor da obra de arte. O mercado de arte e suas instituições. A precificação da obra. Arte e marketing.
A digitalização da arte e o mundo dos negócios. Cultura digital: arte e mídias sociais. Prática artística e o empreendedorismo digital. Modelagem de negócios digitais. Arte, Marketing e Relações Públicas. Questões contemporâneas da arte e negócios.
Os enquadramentos de projetos nas leis de incentivo culturais, municipais, estaduais e federais. Direito autoral, contratação dos serviços culturais e normas relativas à realização de eventos culturais.
Indústria cultural e perspectiva crítica. Estudos culturais. Economia criativa. Arte e questões contemporâneas: questões de gênero e étnico-raciais. Instituições culturais e hegemonia: museus, galerias e casas de cultura
Fomentar a aplicação de conteúdos interdisciplinares com o propósito de oferecer bases teóricas e práticas para a elaboração de projetos acadêmicos (Projeto de Pesquisa e Projeto Final) com aplicação imediata nas comunidades científicas e/ou nos eixos da sociedade civil, no terceiro setor, empresas, novos negócios e mercado. A disciplina, 100% online, estimula uma visão crítica e criativa da realidade e integra diferentes campos do conhecimento, proporcionando possíveis soluções inovadoras e eficazes, atendendo as demandas complexas e dinâmicas do mundo contemporâneo.
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Carga horária:

400 Horas

Coordenador do Curso

PROF. DR. RONALDO MATHIAS

Doutor em Ciências da Comunicação, com mestrado na área Gestão Estratégica das Organizações, Ronaldo Mathias é formado em Direito e atua como Diretor da Graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Coordenador dos cursos de Pós-Graduação Criação Publicitária, História da Arte, Publicidade e Negócios, Produção Cultural, Design Emocional, Arte-Educação e Comunicação e Retórica, além de ministrar aulas nos cursos de Artes e Comunicação da Instituição. É também autor dos livros Antropologia e Arte (2014), Antropologia Visual (2016), Antropologia Cultural (2018), História da Arte (2024).

Professores do curso

PROF. DR. RONALDO MATHIAS
PROFA. MS. JÔ SOUZA
PROFA. MS. YANNICK BOURGUIGNON CARVALHO
PROF. DRA.SANDRA CHRISTINA LABATE TUCCI
PROF. DRA. TARIANA BROCADO MACHADO
PROF. DRA. MIRIAN MELIANI
PROF. DR. NATALICIO BATISTA
PROF. DR. LEONARDO AURELIANO

Transforme Seu Futuro com a R7 + Belas Artes

Descubra um mundo onde sua criatividade não conhece limites. Os cursos de pós-graduação da Belas Artes são projetados para libertar seu potencial e equipá-lo com tudo que você precisa para brilhar em sua carreira. Com um currículo inovador, infraestrutura de ponta e uma comunidade vibrante de criativos, você está pronto para fazer a diferença.

Valor do curso R$18.908,51 *
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 557,36*R$ 20.065,27*
B30R$ 659,63*R$ 19.789,14*
C24R$ 767,02*R$ 18.408,51*
D18R$ 1.022,69*R$ 18.408,51*
EÀ vistaR$ 15.647,23*R$ 15.647,23*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2025 (sujeito a alteração)