Comunicação e Retórica

Torne-se um profissional preparado para gerenciar planos estratégicos de comunicação, marketing digital e capaz de traduzir as tendências mercadológicas.

Modalidade:

Presencial

Campus:

São Paulo - Paraíso

Duração:

3 Semestres

Área:

Comunicação e Marketing

Horários: TER. E QUI., das 19h00 às 22h40*

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos

Por que fazer esse curso?

A pós-graduação em Comunicação e Retórica é destinada ao público interessado em aprimorar e ampliar seus conhecimentos em expressão oral, escrita, técnicas de apresentação visual bem como potencializar seu potencial como influenciadores comunicacionais.
O curso oferece uma específica capacitação em teorias e técnicas discursivas e argumentativas além de habilitar o aluno a aprofundar os conhecimentos em negociação e mediação de conflitos tão necessários no contexto contemporâneo.
A pós-graduação Comunicação e Retórica solidifica, por fim, as competências do profissional para sua performance no mercado de trabalho seja ele corporativo ou mesmo autônomo.

Disciplinas

Introdução à análise do conteúdo. Ferramentas teóricas de Análise do conteúdo. Procedimentos de Análise do Discurso e Análise de conteúdo.
Fundamentos da comunicação. Comunicação e oralidade. Cultura oral. Identidade e memória. Escrita e oralidade. Técnicas de comunicação oral.
O que é cultura? A cultura na organização. Comportamento Organizacional: conceito. Mudança nas organizações. Os grupos na organização: formação, características, hierarquia, normas, papéis, coesão e objetivos.
Criação e criatividade. Criatividade na comunicação. Texto e criatividade. Técnicas de escrita e gêneros literários. Análise de textos criativos.
O que é um projeto? A pesquisa, o problema e a solução. Como elaborar um projeto social, cultural, empresarial ou de pesquisa. Análise de caso.
Diagnóstico e análise de cenários organizacionais que geram crises com a opinião pública. Gestão estratégica para a prevenção de crises e gerenciamento para implementação de planos de resposta para emergências.
A natureza do signo linguístico. Signo e ideologia. Teorias da comunicação: influência e manipulação. Tipos de discurso. Coesão e coerência textuais. Parágrafos narrativos, descritivos e dissertativos.
Tipos de conflitos. Métodos alternativos de solução de conflitos. Negociação e conciliação. Técnicas utilizadas em mediação: comunicação e negociação. Ética em negociação. Métodos de solução de conflitos empresariais transnacionais. Mediação entre fornecedores, consumidores, colaboradores e administradores.
Natureza e formação da opinião pública. Redes teóricas da comunicação no contexto da opinião pública. Análise dos mecanismos de controle da opinião pública, seus movimentos, expressão, articulação e impacto na gestão das relações públicas.
Linguagem, escrita e texto. Comunicação dirigida e comunicação de massa: conceitos, características e adequação. A utilização dos meios de comunicação para públicos específicos. A linguagem escrita na comunicação interna e externa das empresas. Exercícios de escrita dirigida.
Estudo da Retórica (especialmente a aristotélica). A criação de um discurso tomado como um enunciado retórico e as definições conectadas a este tema em relação às dimensões de uma tipologia textual da persuasão (ethos, pathos e logos). Falácias informais (de irrelevância, de insuficiência de dados e de ambiguidade).
Teorias funcionalistas. Teoria Crítica. Teoria da Persuasão. Estudos Aplicados de comunicação e audiência.
Teorias antropológicas da cultura. Teorias sociológicas da cultura. Cultura e comportamento. História e cultura.
Semiótica: conceitos e fundamentos. Semiótica aplicada à publicidade e à comunicação. Análise de casos.
Fomentar a aplicação de conteúdos interdisciplinares com o propósito de oferecer bases teóricas e práticas para a elaboração de projetos acadêmicos (Projeto de Pesquisa e Projeto Final) com aplicação imediata nas comunidades científicas e/ou nos eixos da sociedade civil, no terceiro setor, empresas, novos negócios e mercado. A disciplina, 100% online, estimula uma visão crítica e criativa da realidade e integra diferentes campos do conhecimento, proporcionando possíveis soluções inovadoras e eficazes, atendendo as demandas complexas e dinâmicas do mundo contemporâneo.
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Carga horária:

400 Horas

Coordenador do Curso

PROF. DR. RONALDO MATHIAS

Doutor em Ciências da Comunicação, com mestrado na área Gestão Estratégica das Organizações, Ronaldo Mathias é formado em Direito e atua como Diretor da Graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Coordenador dos cursos de Pós-Graduação Criação Publicitária, História da Arte, Publicidade e Negócios, Produção Cultural, Design Emocional, Arte-Educação e Comunicação e Retórica, além de ministrar aulas nos cursos de Artes e Comunicação da Instituição. É também autor dos livros Antropologia e Arte (2014), Antropologia Visual (2016), Antropologia Cultural (2018), História da Arte (2024).

Professores do curso

PROF. DR. RONALDO MATHIAS
PROF. DR. EDSON CORREIA
PROF. DRA. BÁRBARA MIANO
PROFA. DRA. MARIA CECÍLIA GUILHERME SIFFERT
PROF. ME. LEANDRO RICETTO
PROF. DR. MARCELO BALANCIN
PROF. DR. JORGE TADEU BRETTAS
PROF. DRA. TARIANA MACHADO BROCARDO

Transforme Seu Futuro com a R7 + Belas Artes

Descubra um mundo onde sua criatividade não conhece limites. Os cursos de pós-graduação da Belas Artes são projetados para libertar seu potencial e equipá-lo com tudo que você precisa para brilhar em sua carreira. Com um currículo inovador, infraestrutura de ponta e uma comunidade vibrante de criativos, você está pronto para fazer a diferença.

Valor do curso de R$ 32.733,23*
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 975,95*R$ 35.134,22*
B30R$ 1.155,02*R$ 34.650,72*
C24R$ 1.343,05*R$ 32.233,23*
D18R$ 1.790,73*R$ 32.233,23*
EÀ vistaR$ 27.398,24*R$ 27.398,24*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2025 (sujeito a alteração)