Jornalismo Cultural e de Entretenimento

Foco na prática, história, técnicas de reportagem e crítica, culturas periféricas e novos modelos de negócios em mídias e redes sociais.

Modalidade:

Semipresencial

Campus:

São Paulo - Vila Mariana

Duração:

3 Semestres

Área:

Comunicação e Marketing

Horários: SEXTA-FEIRAS, DAS 19H00 ÀS 22H40
E SÁBADOS, DAS 08H00 ÀS 11H40
+ 6 MATÉRIAS PRESENCIAIS

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos

Por que fazer esse curso?

Aulas voltadas para a prática do Jornalismo Cultural e nos mais diferentes formatos e nas mais diferentes áreas da cultura. Vasto conhecimento a respeito da história do Jornalismo Cultural e das experiências mais comuns nessa área. Discussão e reflexão a respeito das culturas periféricas. A busca pelo desenvolvimento da criatividade e de que os estudantes desenvolvam seus próprios negócios na área de Jornalismo Cultural, incluindo novas mídias e as redes sociais.

Objetivos do curso

A pós-graduação em Jornalismo Cultural e de Entretenimento se propõe a levar aos estudantes conhecimentos a respeito das técnicas de reportagens e de crítica, mas também da história do jornalismo cultural e das políticas culturais do Brasil. Também apresenta os novos modelos de negócios nos canais de streaming, que cada vez apostam mais em séries documentais e em podcasts jornalísticos na área da cultura e do entretenimento.

A quem se destina

A área do Jornalismo Cultural e de Entretenimento é uma das mais presentes em canais de streaming, podcasts, portais de notícias, redes sociais, jornais, revistas e programas de televisão e de rádio. Habilitar o aluno a atuar nessas mais diferentes áreas é um dos principais objetivos do curso. O curso é voltado para um profissional que deseja tornar-se apto a pensar e executar projetos para os mais diferentes segmentos e áreas de atuação, desde teatro, cinema e literatura até games, HQs, moda e gastronomia. Para isso, o curso trará um pouco da vivência do Jornalismo, mas também da história e da técnica de cada uma dessas áreas. O curso engloba conhecimentos a respeito das técnicas de reportagens e de crítica, mas também da história do jornalismo cultural e das políticas culturais do Brasil. Também apresenta os novos modelos de negócios nos canais de streaming, que cada vez apostam mais em séries documentais e em podcasts jornalísticos na área da cultura e do entretenimento.

Disciplinas

Abordagem sincrônica da História da Arte (da Antiguidade ao Contemporâneo), junto a análises estéticas e sociais. Conhecimento de movimentos estéticos, artísticos, estilísticos, mercadológicos e interativos entre arte e sociedade. Dissertação da obra de arte de maneira analítica e factual, considerando-se as variáveis que compõem uma crítica e seu ferramental.
Atividade de crítica de cinema como resultado de processos de análise fílmica, a partir de aspectos teóricos, históricos e contextuais das obras. Produção de críticas de cinema para órgãos de imprensa escrita, digital e audiovisual. Capacitação para atuação em centros culturais, para curadorias de mostras e exposições, redação de catálogos e desenvolvimento de textos voltados à análise e contextualização de filmes ou coleções de filmes.
Documentários e séries documentais em um contexto histórico, seus aspectos teóricos, socioculturais e midiáticos. Panorama sobre origens, desenvolvimento, estilos, tendências e linguagem documental de obras audiovisuais. Presença de documentários na produção audiovisual contemporânea no cinema, televisão e plataformas digitais. Crescimento das séries documentais audiovisuais. Análise e leitura crítica de documentários e séries documentais. Produção reflexiva e cobertura jornalística sobre documentários para meios de comunicação impressos, digitais e audiovisuais. Festivais e mostras de cinema documental, publicações e sites especializados. Curadoria de mostras, festivais e exposições. Mecanismos de fomento à produção e distribuição de documentários e séries documentais audiovisuais em meios diversos.
O surgimento do jornalismo cultural como prática profissional. Os principais marcos históricos no mundo e no Brasil. Etapas da profissionalização do jornalismo cultural nos campos da música, teatro, cinema, artes visuais e literatura. Grandes nomes e pensamentos da história do jornalismo cultural. Principais linhas de atuação do jornalista cultural e mudanças históricas no Brasil. Marcos temporais do surgimento de novas áreas como gastronomia, moda e games.
A crítica literária no Brasil, desde seus primórdios até os momentos atuais. Panorama das vertentes críticas, das diferenças entre a crítica acadêmica e a crítica publicada em jornais e revistas voltadas ao público leigo, bem como as peculiaridades de outros formatos, como as críticas em redes sociais e Youtube. Análise em aula de um texto literário para a construção, na prática, em conjunto, uma possibilidade de texto crítico.
Estudo e análise da cobertura musical, com destaque para os álbuns e os shows, em diferentes formatos do jornalismo cultural, desde as revistas e jornais especializados, passando por emissoras de rádio, portais de notícia, series de televisão, até chegar nos livros e pesquisas acadêmicas. Produção de resenhas, artigos, reportagens e críticas especializadas.
Histórico e propósitos das políticas culturais no Brasil. Projetos culturais. A formação das culturas periféricas por sujeitas e sujeitos culturais.
Compreensão da importância do repertório; da identificação de tendências culturais; da produção de um conteúdo diversificado; do contexto e da análise dos diferentes formatos utilizados em portais e redes sociais. A importância do conhecimento da audiência e da produção de conteúdo. A rotina dos portais de notícias e a dinâmica de trabalho de redes sociais com ênfase em jornalismo cultural.
Apresentação dos elementos envolvidos na crítica e na reportagem como entrevistas, elaboração de pautas, contextualização e outros. Discussão de conceitos para elaboração de “textos” críticos no campo da arte e cultura, a partir da análise de artigos e capítulos de livro. Reflexões em grupo sobre a reportagem e a crítica, a partir de exemplos práticos. Desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupo.
Estudo e análise da crítica de teatro e dança, com ênfase na produção crítica das artes cênicas, no Brasil, abrangendo nomes importantes da crítica brasileira, tanto de ponto de vista histórico, como da perspectiva atual.
A cobertura da televisão em diferentes veículos de imprensa. A análise, interpretação e crítica da mídia televisiva pelos diferentes veículos jornalísticos. Estudo do papel do jornalismo cultural na TV, com foco em sua evolução e impacto na sociedade. A evolução histórica da televisão desde suas origens até a era digital, com os principais gêneros e formatos televisivos, como teledramaturgia, variedades, jornalismo e reality shows. Análise das faixas de horário de exibição e seu impacto no consumo de conteúdo, além do fenômeno das plataformas de streaming. Discussão sobre as tendências futuras da televisão, com a convergência digital.
Fomentar a aplicação de conteúdos interdisciplinares com o propósito de oferecer bases teóricas e práticas para a elaboração de projetos acadêmicos (Projeto de Pesquisa e Projeto Final) com aplicação imediata nas comunidades científicas e/ou nos eixos da sociedade civil, no terceiro setor, empresas, novos negócios e mercado. A disciplina, 100% online, estimula uma visão crítica e criativa da realidade e integra diferentes campos do conhecimento, proporcionando possíveis soluções inovadoras e eficazes, atendendo as demandas complexas e dinâmicas do mundo contemporâneo.
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Carga horária:

400 Horas

Coordenadora do curso

Prof. Dr. Guilherme Bryan

É professor dos cursos de graduação de Jornalismo, Rádio e Televisão, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Artes Visuais e Produção Fonográfica e de pós-graduação em Direção de Arte e Cinema e Vídeo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Além disso, é diretor, roteirista e pesquisador da série 100 anos de samba, exibida pelo Canal Brasil, diretor e roteirista da série Os anos 80 estão de volta, exibida pelos canais Curta! e Viva, e professor de Introdução à História do Videoclipe, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. É doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre em Comunicação e Cultura pela ECA-USP. Também é autor do livro Teletema – a história da música popular através da teledramaturgia brasileira, da editora Dash, com Vincent Villari, e do Quem tem um sonho não dança – cultura jovem brasileira nos anos 80, editora Record. Foi chefe de Jornalismo da Rádio Brasil 2000 FM e subeditor da revista Cult, com textos publicados em jornais e revistas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: videoclipe, cultura brasileira, televisão, cinema e música.

Professores do curso

Prof. Dirceu Lemos da Silva
Prof. Dr. Donny Correia da Silva
Prof. Franthiesco Anthonio Ballerini Manso
Prof. Matheus Tagé Veríssimo Ribeiro
Prof. Nivaldo Ferraz
Prof. Pedro Henrique Falco Ortiz

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Valor* do curso de R$22.245,30*
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 658,39*R$ 23.702,38*
B30R$ 779,20*R$ 23.376,20*
C24R$ 906,05*R$ 21.745,30*
D18R$ 1.208,07*R$ 21.745,30*
EÀ vistaR$ 18.483,51R$ 18.483,51*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2025 (sujeito a alteração)